Agroecologia

A agroecologia é uma forma praticar a agricultura ecológica em cooperação com os recursos naturais. Apesar de o Santuário Bellatrix possuir umas das maiores áreas contínuas de floresta com araucária próxima a serra do mar paranaense, muitas espécies nativas foram quase extintas. Para recuperar as áreas degradadas destaca-se o Viveiro Agroflorestal que visa produzir mudas nativas da Floresta Ombrófila Mista. Só nos últimos quatro anos foram plantadas no santuário mais de 10 mil mudas nativas, dentre elas a canela sassafras, imbuia, araucária, canjerana, espécies da família das myrtaceas e muitas outras. Através do projeto do Viveiro a estimativa é produzir aproximadamente 60 mil mudas nativas por ano para restauração ambiental da reserva e também para comercialização para projetos de recuperação ambiental em Curitiba e região.

Escola de Agrofloresta

Em novembro de 2016, recebemos a visita de uma das maiores referências em agrofloresta no Brasil, o consultor Namastê Messerschmidt. Desde lá surgiu a ideia de somar ao projeto uma escola de agrofloresta com o intuito de envolver ensino e pesquisa na área.  

Com relação à produção agroecológica, nosso santuário conta com uma área de 10 hectares de pomares de caqui fuyu, pêra rusui e maçã eva que estão sendo recuperados desde 2017 com adubação verde de ervilhaca, aveia preta, nabo forrageiro, além do plantio de cedro australiano e noz pecan. Toda a atividade produtiva do santuário contará com o apoio da Rede Ecovida de Agroecologia – uma rede de produtores da agricultura familiar que desenvolve um processo de certificação participativa para alimentos livre de agrotóxicos.