TRILHAS ECOLÓGICAS
ECOLOGIA
O projeto do santuário já restaurou a área com mais de 30000 árvores nativas da floresta ombrófila mista ( floresta com araucárias) de diferentes espécies. Em parceria com a ONG Sociedade Chauá desde 2017, que forneceu milhares de mudas ao longo dos últimos anos, foi possível regenerar antigos pomares de agricultura convencionais que estavam altamente degradados, além do enriquecimento da biodiversidade em áreas de capoeira.
Além disso desde o ano de 2021 o Santuário possui uma parceria vigente com o Sicredi referente ao crédito de carbono das 3 reservas. Outro grande divisor de águas no santuário Bellatrix foi a chegada do agrofloresteiro Namaste Messerschmidt no ano de 2016, que trouxe a visão e técnicas da agricultura sintrópica/agroflorestal. A agrofloresta busca o equilíbrio de técnicas ancestrais de produção de alimento e biodiversidade, de forma a deixar o solo e o ambiente melhores do que antes do manejo.
TRILHAS E RPPN
O Santuário possui 6 trilhas autoguiadas, georreferenciadas e sinalizadas, que possibilitam ao visitante uma conexão profunda com um remanescente de mata Com araucarias em transição com mata Atlântica. A criação destas reservas também passa pela visão do proprietário Leonardo Clausiectivas, com trechos de águas cristalinas de nascentes e do rio que passa pela prosperidade. Há ainda atrativos como pergolados e decks panorâmicos.
Todas as trilhas constam no plano de manejo das 3 rppns, com seus contornos respeitando os diferentes relevos de forma a evitar degradação ambiental, em conformidade com a legislação vigente. As trilhas são uma extensão do projeto da criação das 3 RPPN’s, de modo a permitir ao visitante uma consciência mais íntima e verdadeira da real necessidade da conservação para o Planeta Terra e para a humanidade. Foram criadas em caráter perpétuo as rppns federais Bellatrix 1 ( área de RPPN 71,08 hectares), Bellatrix 2 ( 8,91 hectares) e Bellatrix 3 (3,59 hectares) via instituto Chico Mendes de biodiversidade ano de 2020.
A criação destas reservas também passa pela visão do proprietário Leonardo Clausi de garantir perenidade e efetividade na preservação e regeneração destas terras sagradas para as futuras gerações.